CLAIM de Guimarães efectuou 461 atendimentos a cidadãos migrantes em 2021

O Centro de Apoio à Integração de Migrantes de Guimarães (CLAIM) registou em 2020 461 atendimentos a cidadãos migrantes. Esta informação foi revelada pela Câmara Municipal a propósito do Dia Internacional dos Migrantes que se assinala este sábado.

O CLAIM iniciou funções em 10 de Maio 2010, com instalações na Divisão de Acção Social da Câmara, com o patrocínio do Alto Comissariado para as Migrações (ACM), com o objectivo de criar pontes culturais e linguísticas. Tem como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, promovendo a interculturalidade a nível local, nas suas mais diversas áreas de trabalho.

No concelho de Guimarães residem 2.481 cidadãos migrantes com autorização de residência, segundo dados do SEF, oriundos de 72 países e com maior incidência de Angola, Brasil, Bangladesh, Cabo Verde, Chile, Guiné Bissau, Nepal, Turquia, Ucrânia e Uzbequistão, entre outros.

Durante o ano de 2020 o CLAIM efectuou 461 atendimentos, maioritariamente no apoio à regularização em território nacional e dos familiares. A tipologia dos atendimentos é a regularização pela via do trabalho, reagrupamento familiar e apoio o contacto com o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, para agendamento na resolução. Ultimamente o CLAIM tem sido abordado por algumas empresas à procura de trabalhadores.

Marcações: dia internacional da mulher, migrantes, CLAIM

Imprimir Email