Dia Internacional da Mulher celebrado com música e flores

Com música e flores, o Município de Guimarães assinalou esta quarta-feira o Dia Internacional da Mulher. Tratou-se de uma acção comemorativa composta por uma campanha de rua, uma actuação musical, uma mensagem dirigida a todas as mulheres e uma distribuição de flores às mulheres de Guimarães. 

Este ano, o tema da comemoração é a questão «O que é ser mulher?» e o Município de Guimarães convida toda a comunidade a reflectir em conjunto. 

Nos Antigos Paços do Concelho, no Largo da Oliveira, o Grupo Valquíria abriu as hostes e a vereadora do Espaço Municipal para a Igualdade e Justiça, Paula Oliveira recordou a luta levada a cabo pelas mulheres ao longo dos anos.

"Hoje também é um dia importante para fazermos memória e história. Quando pensamos no século XXI vemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Hoje em dia podemos dizer que está tudo alcançado? Não! Ainda hoje em Guimarães, em Portugal e no mundo há homens e mulheres com o mesmo nível de qualificação para trabalhos iguais têm salários diferentes", referiu.  

Já a Vice-Presidente, Adelina Pinto, deixou uma mensagem dirigida a todas as mulheres: "Ser mulher é ter um olhar de drone sobre o mundo. Conseguir abarcar em si própria todas as pessoas e problemas à nossa volta. Ser mulher é saber lidar com os outros, é ter empatia, é conseguir fazer mais e melhor, é ter um sorriso nos lábios, é olhar com força para todos os que nos rodeiam. Ser mulher é ser uma força da natureza".  

O Círculo de Arte e Recreio assinala também a efeméride com uma homenagem póstuma à escritora  Conceição Campos. Trata-se de uma iniciativa que decorrerá entre as 18 e as 21h00, através da qual se pretende recordar a vida da autora.

Na Plataforma das Artes o movimento M8 organiza uma concentração com marcha, pelas 18h00, no âmbito da greve feminista internacional.

 

Marcações: dia internacional da mulher

Imprimir Email