Bombeiros de Guimarães iniciam esta sexta-feira o programa comemorativo dos 145 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães inicia esta sexta-feira o programa comemorativo dos seus 145 anos com a inauguração de uma exposição do seu extraordinário e valioso espólio, sexta-feira, pelas 19h00, no salão nobre do quartel. A mostra inclui um vasto conjunto de objectos, fardamentos, condecorações e viaturas antigas, tendo sido organizada em parceria com as equipas técnicas do Museu de Alberto Sampaio e do Paço dos Duques de Bragança.

Um vasto conjunto de objectos repletos de "memórias e histórias" vai poderá ser apreciado até ao próximo domingo. A exposição que retrata os “145 anos dos Bombeiros Voluntários de Guimarães” inclui alguns dos primeiros objectos usados e preservados pela corporação, mas também antigos fardamentos, pinturas, condecorações e viaturas, entre as quais se contam as bombas de picota braçais, existentes em 1800, que eram enchidas a baldes de serapilheira para acudir aos incêndios.

"Esta será uma oportunidade para muitos vimaranenses poderem ver de perto e ficarem a conhecer algum do nosso rico e valioso espólio que tem vindo a ser preservado e valorizado em colaboração com a direcção e equipa técnica do Museu Alberto Sampaio e Paço dos Duques de Bragança", considera e valoriza João Pedro Castro, Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos BVG que convida "todos os vimaranenses" a visitarem a mostra.

Esta sexta-feira, pelas 20h00, será também inaugurada a iluminação especial do quartel alusiva aos 145 anos da instituição. As comemorações do 145º aniversário dos BVG prosseguem no dia 19, com a entrega de emblemas aos sócios com 50 ou mais anos de filiação. A cerimónia de imposição de emblemas terá lugar no salão nobre, a partir das 15h00.

O programa comemorativo, que vai estender-se até final deste ano, sendo que terá domingo o seu dia mais solene, recuperando o formato presencial que havia sido interrompido devido à pandemia. Depois do hastear de bandeira, pelas 8h30, terá lugar uma formatura e desfile apeado e motorizado, a partir das 9h30, desde o quartel até à Igreja de S. Francisco, onde será celebrada a Missa Solene, pelas 10h00.

Ainda no domingo, junto ao Monumento ao Bombeiro, pelas 11h15, decorrerá uma singela homenagem aos bombeiros e tributo aos fundadores da instituição, seguindo-se a recepção das entidades convidadas para a sessão solene, que decorrerá na parada do quartel. Bento Marques, Comandante dos BVG refere que “o envolvimento de todos é um estímulo para todos nós”.

Ano intenso
mas proveitoso

João Pedro Castro sublinha que o último ano foi "intenso, difícil, mas proveitoso" para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. De acordo com o responsável, a Associação começou o ano da melhor forma, com a campanha de angariação de verbas para aquisição da ambulância para os cuidados intensivos, que "excedeu todas as expectativas". "Propusemo-nos angariar cerca de 80 mil euros em dois meses e em pouco mais de mês e meio conseguimos superar o valor e encerramos a campanha mais cedo. A campanha decorreu de forma extraordinária, onde voltamos a sentir o carinho dos vimaranenses, das juntas de freguesias e das empresas. Conseguimos uma projecção internacional, que foi algo que nos orgulhou muito. Conseguimos a muito desejada auto-escada, inaugurada em Setembro, e que já foi utilizada no Centro Histórico e em S. Torcato. Era um equipamento que queriamos muito e que teve um investimento avultado. Já se comprovou que foi um investimento necessário e mais do que justificado. Foi também um ano em que conseguimos concluir a pintura do nosso quartel, que se apresenta de cara lavada. Fizemos também algumas intervenções no salão nobre e conseguimos melhorar as condições de forma a dignificar os bombeiros", enumera.

O Presidente da Associação Humanitária dos BVG adianta que estão a ser preparadas mais duas campanhas, focadas nos bombeiros e nos sócios. "Temos de ter mais bombeiros e não faltará muito para iniciar essa campanha. Depois iremos olhar para os nossos associados. Temos melhorado a comunicação. Vamos receber os associados com 50 ou mais anos neste aniversário e vamos homenageá-los. Vamos ainda elaborar colaborações com parceiros", revela.

João Pedro Castro refere que os serviços dos Bombeiros de Guimarães voltaram a aumentar em 2021, com um aumento a rondar 300 serviços, o que faz "aumentar a resposta e a operacionalidade". Nesse sentido, o responsável admite ser necessário encontrar formas de quebrar a "tendência de diminuição de voluntários". "Se fizermos tudo igual ou acrescentar apenas alguns benefícios, vai continuar tudo na mesma. Sabemos que o mercado laboral está a mudar. Agora, as pessoas trabalham durante o fim-de-semana, o que diminui a disponibilidade para vir para os bombeiros. Temos de ser mais agressivos e existir uma prioridade nacional na procura de bombeiros voluntários. Se temos cada vez mais serviços, significa que somos cada vez mais necessários e que precisamos cada vez mais de bombeiros", alerta.

O presidente da Associação Humanitária dos BVG defende que deve existir "sempre" bombeiros voluntários, porque de "outra forma não conseguimos dar resposta numa cidade como Guimarães". "Aliás, somos uma das corporações com mais ocorrências e os bombeiros voluntários não chegam. É necessário completar com bombeiros profissionais, sem esquecer que na gênese desta casa estão os voluntários. Temos tido alguns mecanismos de benefícios nos Bombeiros de Guimarães e algumas parcerias, mas estas decisões têm de vir de órgãos centrais do Estado. É importante que o Governo crie medidas com forte impacto", afirma.

O voluntariado nos bombeiros, recorda João Pedro Castro, é um processo "difícil", com "perdas pelo caminho", que demora cerca de um ano. "Acho importante olhar para os bombeiros e dar-lhes o espaço que eles merecem", atira.

Marcações: Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães, 145º aniversário

Imprimir Email