Subsdídio de um milhão e 300 mil euros para reabilitar piscinas dos Bombeiros de Guimarães

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de um subsídio no valor de um milhão 300 mil euros, acrescido de IVA, à Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães, destinados à reabilitação das piscinas instaladas no seu complexo. A proposta foi votada por unanimidade.

Na apreciação, o Presidente da Câmara salvaguardou que a atribuição do subsídio, ficará consubstanciada num protocolo a celebrar entre as duas entidades. Domingos Bragança informou a vereação que o Presidente da Direcção da Associação Humanitária garantiu que a Instituição "irá candidatar-se a todos os financiamentos possíveis, para obter os apoios que conseguir para executar o projecto e tudo será feito para reduzir a comparticipação municipal".

"A direção do Bombeiros Voluntários de Guimarães tudo fará para captar a maior verba possível dos quadros de apoio financeiro, nomeadamente em sede de candidatura ao PT2030 e através de apoio de entidades com competência para o efeito, como o Governo, a Associação Nacional de Bombeiros, a Liga de Bombeiros Portugueses. O valor de apoios que for arrecadado pode fazer com que seja reduzido o montante agora deliberado, sempre em articulação com a direção da AHBVG. “Os Bombeiros Voluntários de Guimarães merecem esta reabilitação, assim como a cidade de Guimarães”, manifestou ao esclarecer que o subsídio aprovado visa permitir "o lançamento da obra a concurso". "São piscinas dos bombeiros, mas têm um serviço de apoio essencial para a comunidade", defendeu.

O vereador do PSD, Ricardo Araújo, reconheceu a dimensão do montante financeiro "merecido" pela Instituição. "É a reabilitação de um equipamento desportivo de grande importância no passado em Guimarães e que esperamos volte a adquirir essa importância num futuro próximo, é uma infraestrutura que está num espaço nobre no centro da Cidade cuja reabilitação constituirá um motivo âncora de atração e de dinamização daquela zona do centro da cidade e há ainda a destacar o carinho, apoio, responsabilidade e reconhecimento que é merecido pela Associação", sustentou.

Reunião quinzenal à segunda-feira

Desde esta semana, a segunda-feira passou a ser o dia da reunião quinzenal da vereação vimaranense, para permitir a presença de Ricardo Araújo, vereador do PSD que foi eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Braga, nas eleições legislativas de 10 de março.

Na sessão, além de Ricardo Araújo, o PSD contou com a presença dos vereadores Hugo Ribeiro e Emília Lemos, em substituição de Bruno Fernandes. João Vicente Salgado representou o CDS-PP em substituição de Vânia Dias da Silva.

 

Marcações: piscina , Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães

Imprimir Email