Graça Morais, Tiago Gil Oliveira e Paulo Novais recebem voto de louvor da Câmara de Guimarães

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a atribuição de três votos de louvor. A artista Graça Morais e os investigadores vimaranenses Tiago Gil Oliveira e Paulo Novais receberam o elogio e reconhecimento do Executivo na reunião realizada ontem.

Confira os textos do voto louvor:

"Maria da Graça Pinto de Almeida Morais nasceu no dia 17 de Março de 1948 em Vieiro, Trás-os-Montes.
Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1971. Em 1972 vem viver para Guimarães, onde lecionou Educação Visual. É em Guimarães, em 1974, que expõe pela primeira vez, no Museu de Alberto Sampaio. Entre os anos de 1976 a 1979 viveu em Paris, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2008, Graça Morais viu inaugurado o Centro de Arte Contemporânea com o seu nome, em Bragança, da autoria do arquiteto Souto Moura, um evento que proporcionou o contacto com a sua obra, através de uma exposição retrospectiva do seu percurso artístico. Graça Morais é membro da Academia Nacional de Belas Artes e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), atribuição realizada já em 2022.

Graça Morais recebeu inúmeros prémios e distinções durante a sua longa carreira, dos quais destaco a atribuição do Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, e a Medalha de Mérito Cultural, pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca. Recentemente, Graça Morais recebeu o prémio “Personalidade do Norte”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte). Segundo a CCDR-Norte, o prémio deve-se ao “seu génio criador profundamente arraigado às suas origens nortenhas, e o seu indelével contributo no desenvolvimento das Artes e da Cultura”. A distinção teve lugar no contexto do 2.º Fórum Autárquico da Região Norte, em Viana do Castelo.
Em nome dos Vimaranenses, proponho que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento, através do presente Voto de Louvor, pelo inestimável contributo de Maria da Graça Pinto de Almeida Morais para a Arte e Cultura de Portugal, que muito orgulha Guimarães".

O vimaranense Paulo Jorge Freitas de Oliveira Novais, natural de São Torcato, licenciou-se em Informática em 2003, tendo concluído o seu doutoramento na área dos Sistemas Inteligentes e Inteligência Artificial. É Professor Catedrático de Informática no Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigador no Centro ALGORITMI, onde lidera o laboratório ISLab, com sede em Guimarães, e onde trabalham mais de 500 cientistas de várias academias.
Paulo Novais é presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, membro do Conselho Editorial de várias revistas e séries de livros, tendo recebido vários prémios internacionais pela sua investigação. O mais recente destes prémios, o “Prémio Reconhecimento de Carreira”, foi-lhe atribuído pela Sociedade Ibero-Americana de Inteligência Artificial, pelos seus contributos científicos para a disciplina e para o desenvolvimento da comunidade nesta área.
Em nome dos Vimaranenses, proponho que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento, através do presente Voto de Louvor, pelo mérito de Paulo Jorge Freitas de Oliveira Novais, que muito dignifica a cidade de Guimarães e o seu sistema académico-científico.

O vimaranense Tiago Gil Oliveira, natural da freguesia de Azurém, concluiu o doutoramento integrado nos cursos de Medicina da Universidade do Minho e da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Estudou 3 anos em Nova Iorque, dedicando-se a perceber os mecanismos de formação de memórias no contexto da doença de Alzheimer.
Atualmente, desempenha funções no serviço de neurorradiologia do Hospital de Braga, sendo esta a sua formação clínica. Tiago Gil Oliveira é Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e investigador no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS), onde se dedica ao estudo da doença de Alzheimer, com o objetivo de encontrar novas armas terapêuticas de combate à doença. Tiago Gil Oliveira não só estuda a doença de Alzheimer como é um comunicador, procurando que as pessoas possam conhecer melhor a doença, fazendo-o de um modo acessível e respondendo a todas as dúvidas. Exemplo desta faceta do médico-investigador é a sua participação em sessões organizadas do Café Memória, um local de encontro destinado a pessoa com problemas de memória ou demência, bem como aos familiares.
Recentemente, Tiago Gil Oliveira foi um dos escolhidos para receber as Bolsas D. Manuel de Mello relativas aos anos de 2021 e 2022. Trata-se de uma bolsa que é considerada a maior bolsa a nível nacional de incentivo à investigação e ao desenvolvimento de melhores práticas clínicas para doentes. “Determinantes da neuropatologia da doença de Alzheimer em ressonância magnética cerebral” é o nome do trabalho desenvolvido pelo investigador que tem, como principal objetivo, identificar assinaturas imagiológicas que permitam melhorar o diagnóstico da doença de Alzheimer. Com estes desenvolvimentos os pacientes conseguirão melhorar a escolha e ser encaminhados para ensaios clínicos ou então beneficiar de terapêuticas mais específicas.
Tiago Gil Oliveira recebeu ainda o “Prémio Pfizer 2022” na vertente de investigação clínica, que premeia o trabalho na procura de determinantes da neuropatologia da doença de Alzheimer, um prémio atribuído pela Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e pela Pfizer.
Em nome dos Vimaranenses, proponho que a Câmara Municipal de Guimarães expresse o reconhecimento, através do presente Voto de Louvor, pelo mérito de Tiago Gil Oliveira, que muito dignifica a cidade de Guimarães e o seu sistema de ciência e investigação".

 


Marcações: Executivo vimaranense, voto de louvor

Imprimir Email