Um laço laço azul no mês da Prevenção de Maus-Tratos na Infância

Guimarães associou-se, esta terça-feira, às comemorações do mês da Prevenção de Maus-Tratos na Infância, com a colocação de um laço azul na fachada da Câmara Municipal. 

O objectivo é sensibilizar a população para esta temática, para a prevenção e sinalização de situações de maus-tratos às crianças, cujo slogan é «Serei o que me deres… que seja AMOR», apelando à participação de todos.

O laço azul vai marcar presença em todas as escolas do concelho durante o mês de Abril. "Vão ver em todas as escolas do concelho e por Guimarães o laço azul, com o objectivo de consciencializar todos para esta barbaridade que ainda acontece no século XXI para os maus-tratos das crianças, sejam físicos ou psicológicos", afirmou a vereadora da Acção Social, Paula Oliveira.

O laço azul presente numa das varandas do Município foi confeccionado pelos jovens do Centro de Formação da Cercigui. O presidente da instituição destacou a importância de combater este "flagelo". "Nós temos também de ter esse contributo, porque as crianças são o nosso futuro e o nosso amanhã", disse.  

A secretária da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Henriqueta Fernandes, lembrou que esta campanha decorre em todo o país, para que "todos se sensibilizem para esta problemática". "Queremos alertar a população para que não haja maus-tratos das crianças", atirou

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, afirmou que a felicidade das crianças é uma "responsabilidade" da comunidade. "Temos de ter instituições fortes, com profissionais competentes e sensibilidades. As instituições também têm de envolver a comunidade, o bairro e as pessoas. Esta campanha é fundamental para lembrar a importância de combater os maus-tratos das crianças", apontou.

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para lembrar os maus tratos na infância.

Marcações: Campanha laço azul

Imprimir Email