Casa do Povo de Briteiros inaugurou centro de dia e quer aumentar capacidade da creche

A Casa do Povo de Briteiros inaugurou a nova valência de Centro de Dia, numa cerimónia realizada ontem que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Coube a Ana Mendes Godinho descerrar a lápide alusiva à criação do novo serviço que acolhe 20 utentes e funciona desde o passado mês de fevereiro.

Em declarações ao Grupo Santiago, o Presidente da Direcção daquela Instituição indicou que foi o culminar "de um processo muito demorado e complexo, que exigiu a persistência e a ajuda de muitas pessoas", mas que foi construído e está a funcionar ao abrigo de um protocolo com a Segurança Social. "Conseguimos tornar real uma resposta que era muito necessária nesta comunidade, numa área que abrange várias freguesias", acrescentou Vasco Marques, ao pronunciar-se sobre a inauguração que contou com a presença de todos os utentes e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Director do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, João Ferreira, entre outros convidados.

A ocasião foi aproveitada pelos responsáveis da Casa do Povo de Briteiros para manifestar a disponibilidade e interesse em alargar o número de lugares da creche. "Temos 39 crianças a frequentar esta resposta social em que temos 70 processos em lista de espera", precisou, observando que a Instituição tem instalações capazes de garantir uma ampliação "a muito curto prazo". "Precisamos do licenciamento e que a Segurança Social assegure o protocolo para que esta valência possa funcionar", afirmou Vasco Marques, frisando que a direcção está também empenhada na procura de novas respostas sociais para o apoio à terceira idade. "Já temos o centro de dia e o serviço de apoio domiciliário. Há situações em que a perda de autonomia leva as pessoas a precisarem da valência de lar. É um projecto que estamos a desenvolver", perspectivou, ao referir que a Casa do Povo dispõe também de cantina social, centro de convívio, espaço do Cidadão, CTT e outros Serviços, abrangendo diariamente cerca de 200 famílias.

Marcações: Casa do Povo de Briteiros

Imprimir Email