457 hectares de floresta já arderam em Guimarães

Todos os anos, o drama repete-se. Com a chegada do Verão, os incêndios consomem grandes áreas florestais, causando danos irreparáveis. No concelho de Guimarães, há locais onde a deflagração das chamas é um fenómeno quase cíclico. Desde Maio até ao final de Julho, os Bombeiros de Guimarães e das Taipas registaram 220 fogos, tendo ardido uma área correspondente 457 hectares.
Durante este período, a corporação de Guimarães acudiu a 108 incêndios, tendo as chamas consumido uma área de 178 hectares.
No caso dos Bombeiros Voluntários das Taipas, os números dos incêndios registados apontam uma realidade igualmente dramática. A corporação acorreu a 112 fogos que consumiram uma área de 278 hectares. As freguesias mais afectadas têm sido Balazar, Longos, Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, correspondendo às manchas florestais densas da encosta do Sameiro e Falperra e ainda Monte da Senhora da Saúde e área da Citânia de Briteiros.
Neste mnomento, em Guimarães, as chamas lavram no monte da Fraga, em Santo Estêvão de Briteiros. O incêndio está a ser combatido pelos Bombeiros Voluntários das Taipas.


Marcações: Segurança

Imprimir Email