AAUM teme que preço do alojamento aumente abandono escolar

A poucos dias do início do novo ano lectivo do ensino superior, crescem as preocupações de quem tem de alugar alojamento.

Em declarações ao Grupo Santiago a Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Margarida Isaias, não esconde a sua preocupação devido a um problema que afecta muitos alunos e que pode potenciar o abandono escolar.
"O alojamento é uma grande, grande preocupação não só dos estudantes que já ca estão mas também dos alunos que vão chegar. Há até alunos que durante o ano lectivo reportam aumento de preços de quartos e residências que alugam e, portanto, há uma preocupação muito grande com esta questão", afirmou.
Margarida Isaías não ignora que está prevista a construção de novas residências universitárias mas são projectos que não resolvem no imediato este grave problema.

Perante um problema recorrente, a presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, refere as medidas que defende para minorar o problema da falta de alojamento para estudantes universitários.
"Há, de facto, um conjunto de medidas que importa ter em consideração. Primeiro a nível do alojamento público, sendo preciso um aumento do número de camas, precisamos também de uma reabilitação que temo actualmente na Universidade do Minho. Há muitos quartos que não têm as melhores condições para acolher os estudantes. No alojamento privado temos registado uma redução da oferta e na oferta que existe regista-se um aumento crescente dos preços o que se torna numa situação incomportável para muitos estudantes", salientou.

"Isso é algo que já acontece com alguns estudantes e com a escalada dos preços, sem medidas e sem apoios, pode dizer-se que vai provocar o aumento do abandono escolar", afirmou.


Marcações: AAUM

Imprimir Email