Presidente da AAUM pede ao Presidente da República que use o seu poder de influência para criação de agenda social

O Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho quer que o reeleito Presidente da República utilize o seu poder de influência na construção de compromissos em prol do desenvolvimento sustentável em Portugal, na dimensão económica, ambiental e social.

Numa carta enviada em que saúda a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Oliveira considera que "no contexto actual, acreditamos também que é necessária a criação de uma agenda social por parte do Governo, de forma a assegurar a igualdade de oportunidades, tendo em vista a transformação de Portugal num país moderno e de futuro, onde a capacidade de criar e reter conhecimento, vontade e talento é determinante".

Na missiva, Rui Oliveira defende que "o aumento do investimento na Educação, em especial no Ensino Superior, deve constituir um desígnio estratégico nacional, pelo que se revela urgente a revisão das leis que regem o seu funcionamento e financiamento".
Para o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, "impõe-se semear o envolvimento nas organizações e na gestão pública, de forma a desenvolver uma cultura de cidadania e a potencialização dos espíritos críticos, capazes de compreender as dificuldades de gestão e decisão e de pensar construtivamente os problemas de Portugal. Importa ainda que o País seja capaz de proporcionar emprego não precário às gerações mais jovens, de forma a que se sintam devidamente valorizadas".

Rui Oliveira defende ainda a necessidade de "potenciar o talento", promover a "educação inclusiva", o "reforço do envolvimento cívico na vida democrática" e apostar no "processo da transição digital".


Marcações: AAUM, Presidente da República, Rui Oliveira, Carta

Imprimir Email