AAUM não se revê nas declarações do Presidente da Escola de Economia e Gestão

A Associação Académica da Universidade do Minha está contra o aumento das propinas. Trata-se de uma posição pública que surge na sequência de afirmação do Presidente da Escola de Economia e Gestão. 19 dias depois de tomar posse, Luís Aguiar Conraria defendeu o aumento das propinas “porque, com grande probabilidade, os jovens depois vão-se embora e não beneficiamos desse investimento”.

Em declarações ao Grupo Santiago, a Presidente da AAUM manifestou-se "surpreendida" com declarações com as quais não se revê.
"O Ensino Superior e o seu acesso progressivamente universal é uma conquista de todos os Portugueses e da nossa Democracia e assume-se como o mais importante elevador social e económico das famílias, sendo, também, um importante promotor social e económico do país", reagiu a AAUM em comunicado.
Para aquela Associação, "não se pode aceitar a retórica de quem confunde e tenta substituir o escasso investimento existente na Educação e no Ensino Superior pelos verdadeiros problemas que levam milhares de jovens a emigrar: o desemprego jovem, os baixos salários, os conhecidos problemas da habitação, o centralismo de uma economia presa nas duas grandes áreas metropolitanas onde o custo de vida é muitas vezes mais elevado que outras grandes cidades europeias, o sucessivo desinvestimento na ciência e na investigação que faz com que muitos tenham de prosseguir os seus projetos no estrangeiro, bem como a falta de oportunidades em geral para os jovens e vários outros velhos problemas já conhecidos.

Margarida Isaías afirma que a retenção de jovens faz-se com políticas concretas e lembra a importância da educação e formação para as famílias e o País.


Marcações: AAUM

Imprimir Email