Casfig assinala 25 anos com Open Call «Casas-Mundo»

A CASFIG vai celebrar os seus 25 anos com várias iniciativas que vão ser realizadas ao longo deste ano. Uma delas é uma Open Call que pretende enaltecer as crianças que residem nas habitações sociais do município de Guimarães.

Em comunicado, a Casfig refere que esta iniciativa resultará em três encomendas até €600, respectivamente, e é dirigida a artistas plásticos de Guimarães cujas propostas melhor traduzam um imaginário infantil capaz de acolher as “casas” das nossas crianças.
Pretende-se que cada artista, inspirando-se também nas descrições que as crianças residentes nas habitações da Casfig possam fazer sobre as suas próprias casas, ou das divisões que mais gostam, ou o que nelas fazem, ou como nelas brincam, construa uma pequena casa-mundo assente nos pilares do deslumbramento, do fantástico e do sublime.
As casas-mundo deverão resultar num conjunto de esculturas/instalações construídas integralmente a partir de materiais reciclados numa escala que permita entrar-se nelas, onde, em cada, se deverá ler ou ouvir uma das descrições feitas pelas crianças sobre a sua casa.

Durante o processo criativo, as crianças e suas famílias ou encarregados de educação, acompanhadas também por elementos da equipa técnica da Casfig, irão visitar o atelier d@ artista responsável pela interpretação da sua casa e, aproveitando esta visita, contribuirão também para a construção das suas casas-mundo. Daqui resultará a oportunidade para as famílias conhecerem e interagirem directamente com @ artista, testemunhando o seu processo criativo. Assim que concluídas, as casas-mundo ficarão abertas à população em geral para serem visitadas, celebrando o “ser criança” e despertando a imaginação de tod@s que as visitem.

O período de criação com agendamento para visita das crianças decorre de 1 a 31 de Maio e a exposição está prevista para 1 de Junho de 2024 – Dia Mundial da Criança.
A Casfig tem como objecto principal a promoção e gestão do património imobiliário municipal, em especial e primordialmente as habitações sociais do Município de Guimarães.


Marcações: 25 anos, Casfig

Imprimir Email