Investigador recebe bolsa de milhão e meio de euros

 

Não é todos os dias que se ganha uma bolsa de um milhão e meio de euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), as mais concorridas e prestigiadas da Europa. Mas também não é qualquer um que tem a capacidade de a ganhar.
Rogério Pirraco é detentor de um currículo invejável, facto que lhe valeu o passaporte para poder concorrer a esta bolsa.
Licenciou-se em Biologia Aplicada e doutorou-se em Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa e Células Estaminais pela UMinho, incluindo um ano na Tokyo Women's Medical University, no Japão.
Liderou a secção europeia de estudantes e jovens investigadores da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e foi o representante dos investigadores no Conselho Científico da Escola de Engenharia da UMinho. Venceu dois prémios em conferências internacionais e tem mais de 50 trabalhos publicados.
É investigador do Grupo 3B's, em Guimarães, e é lá que tem vindo a desenvolver o seu trabalho no sentido de fabricar tecidos que possam substituir órgãos em doentes que precisam de um transplante. O cientista vai desenvolver nos próximos cinco anos uma nova forma de ligar vasos sanguíneos de pacientes e órgãos e tecidos fabricados em laboratório para transplante.

Mais pormenores na edição de Outubro da BIGGERmagazine!

Marcações: UMinho, bolsa , Rogério Pirraco, Investigador, um milhão e meio , 3B's

Imprimir Email