Câmara de Guimarães abre concurso para requalificação dos fornos de olaria da Cruz de Pedra

A requalificação dos fornos de olaria da Cruz de Pedra vai avançar. A Câmara de Guimarães prepara-se para abrir o concurso público para a execução da intervenção.

No final da última reunião do Executivo vimaranense, o Presidente do Município assinalou que esta obra constitui o início do processo de regeneração urbana daquela zona da freguesia de Creixomil. "É o início de uma grande intervenção naquela zona", observou, lembrando que para além da conservação dos fornos de olaria, será desenvolvido o projecto da Escola-Hotel nos terrenos e casa da quinta do Costeado, bem como a intervenção na Rua das Lameiras e regeneração daquele quarteirão habitacional. "Será uma intervenção muito cuidada ao longo do tempo, mas que transformará a Cruz de Pedra, estendendo a Cidade para esta zona Cruz de Pedra, Salgueiral e Cidade Desportiva", acrescentou.

A requalificação dos fornos de olaria terá uma finalidade cultural e educativa, aproveitando-se a herança cultural ancestral para criar "uma escola de olaria". "Quero que as cantarinhas dos namorados e outras tradições no barro tenham ali uma escola, vocacionada para a dar continuidade a estas representações de arte importantes e simbólicas para Guimarães. Ali poderão ser formados jovens para que a arte seja mais aperfeiçoada e seja uma das afirmações de Guimarães no artesanato", referiu.

Na agenda de trabalhos, Domingos Bragança deu conhecimento do despacho que autoriza a abertura do concurso público, com o preço base de 598 mil 854 euros, sendo o prazo de execução de 240 dias.

Marcações: fornos, Cruz de Pedra, concurso público , olaria

Imprimir Email