Nasceu «Em Guimarães», uma nova plataforma online cultural

«Em Guimarães» é uma nova ferramenta ao dispor do público, dos artistas, dos agentes e das entidades culturais. Trata-se de uma plataforma onde é possível assistir a espectáculos, consultar a bolsa de artistas, criadores e espaços culturais e ainda espreitar a agenda cultural com todos os eventos no concelho. Com mais de 30 espectáculos disponíveis e uma agenda completa, «Em Guimarães» quer aproximar o público ao sector artístico com uma simples ligação ao universo digital, disponibilizando o melhor que a cidade berço cria, produz e apresenta em termos artísticos. 

Uma alternativa encontrada pelo município que tenta "agregar" a cultura e "agarrar" quem nos visita, explicou a vereadora da Cultura, Adelina Pinto, na apresentação da plataforma. "«Em Guimarães» tenta agregar mais valia e quem nos visita. É ainda um género de book para os artistas", referiu. 

Adelina Pinto acrescentou ainda que o objectivo futuro é transformar Guimarães num "ponto de criação". "Estamos a passar de consumidores para produtores", vincou a vereadora da Cultura, desvendando que o Município está a elaborar um protocolo com o Brasil, de forma a colocar artistas no outro lado do Atlântico.  

Na apresentação da plataforma marcou presença a artista Elisabete Matos, que deixou elogios a esta nova ferramenta. "Esta plataforma vai permitir que todos tenham acesso à arte e que as pessoas possam exercer a sua profissão. É importante fazer o nosso serviço público", sublinhou.

O momento serviu ainda para apresentar o programa do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, que vai decorrer de 27 de Março a 3 de Abril, com a direcção artística de Elisabete Matos. Após um interregno de um ano, devido à pandemia da Covid-19, o festival regressa à agenda cultural vimaranense e vai contar com sete espectáculos que serão transmitidos em formato digital na nova plataforma «Em Guimarães».

Marcações: Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães

Imprimir Email