Citânia Viva: "A Partida" recriada sexta-feira com espectáculo de música e teatro

O Museu de Cultura Castreja recebe na próxima sexta-feira, às 21h00, o espectáculo de música e teatro "A Partida", recriando acontecimentos de Agosto de 1899, quando Francisco Martins Sarmento saiu de São Salvador de Briteiros, para não mais voltar.

Os últimos dias da vida do célebre arqueólogo são o mote para este espetáculo, que une o grupo de teatro Citânia aos utentes da Cooperativa Castreja, numa encenação dramática e musical.

Recriam-se as gentes de Briteiros, nesse final do século XIX, pessoal que vivia e trabalhava na Quinta da Ponte e que conviveu diretamente com Sarmento. Mas evocam-se também os velhos habitantes da Citânia que, descendo ao vale, acompanham os últimos pensamentos do sábio.

Com encenação de Bruno Laborinho, a componente coral integra os elementos que têm vindo a ser ensaiados por Alexandre Gonçalves e Marisa Oliveira, na residência artística desenvolvida no âmbito do programa ExcentriCidade.

Na próxima sexta-feira, durante a tarde, irão decorrer duas visitas guiadas, ao Castro de Sabroso, pelas 16h, e à Citânia de Briteiros, pelas 17h30m.

Trata-se de uma organização da Casa do Povo de Briteiros e do Município de Guimarães, com o apoio da Cooperativa Castreja, da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia e da Sociedade Martins Sarmento.

Este evento tem o patrocínio do Município de Guimarães e da Direção Regional de Cultura do Norte.

Marcações: Citânia Viva, Museu de Cultura Castreja

Imprimir Email