UMinho com 3000 vagas no concurso nacional de acesso

A Universidade do Minho disponibiliza 3.013 vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2023/24. A oferta inclui 59 cursos e os que têm mais vagas são Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (141), Medicina (122) e Direito (109). Educação e Direito são os únicos nos horários laboral e pós-laboral, enquanto a licenciatura em Música é acedida por concurso local.

As graduações disponibilizadas abrangem diversas Escolas/Institutos da UMinho: Engenharia; Ciências; Economia e Gestão; Letras, Artes e Ciências Humanas; Ciências Sociais; Arquitetura, Arte e Design; Educação; Direito; Medicina; Enfermagem; e Psicologia. As licenciaturas duram três ou quatro anos e os mestrados integrados entre cinco e seis anos. Os cursos são leccionados entre os polos de Gualtar, Congregados (Braga), Azurém e Couros (Guimarães).

A primeira fase de candidaturas decorre até 7 de agosto, em www.dges.gov.pt. Cada aluno(a) indica até seis pares curso/estabelecimento, por ordem de preferência (pode ainda proceder-se ao pedido da bolsa de estudo, acelerando a análise pelos Serviços de Ação Social). Os resultados serão publicados a 27 de agosto, seguindo-se as matrículas online de 28 a 30 de agosto. A propina na UMinho é de 697 euros para estudante nacional. As atividades letivas nesta academia arrancam a 11 de setembro.

Mediante as vagas sobrantes, a segunda fase de candidaturas realiza-se de 28 de agosto até 5 de setembro (cujos resultados saem a 17 de setembro) e a terceira fase de 22 a 25 de setembro (resultados a 30 de setembro). Note-se que na app ES Acesso é possível consultar a lista de cursos, as vagas e as condições de ingresso. Em infocursos.mec.pt há, igualmente, dados dos cursos, incluindo estatísticas sobre empregabilidade.

Marcações: UMinho

Imprimir Email