Deputados do PSD criticam preço e duração da Via do Avepark

Os Deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Braga visitaram na segunda-feira Guimarães, com paragens em Sta.Eufémia de Prazins, Montanha da Penha e Zona de Couros.

Na primeira paragem, o deputado André Coelho Lima falou do projecto da Via do Avepark. A visita, segundo e social-democrata, visou perceber o estado da Via do Avepark do ponto de vista do projecto e das "dificuldades" que advêm da participação feita ao Ministério Público por parte da IGAMAOT.

"Há uma dificuldade em compreender a racionalidade de um projecto que, para além de custar 42 milhões de euros, onde não me recordo de um investimento desta grandeza em Guimarães, pode significar mais do dobro da ligação entre Guimarães e as Taipas. O objectivo da Câmara tem sido de fazer uma ligação ao Avepark, mas fomos defendendo que a via é só uma das virtualidades, pois o que interessa é fazer uma via interna, com coesão territorial e que consiga juntar as duas pessoas mais povoadas do concelho. Isto é relevante para a orgânica de Guimarães, para o trânsito rodoviário, para a fluidez comunicacional e para a coesão territorial. A ligação ao Avepark devia ser mais uma consequência desta obra", explicou.

André Coelho Lima recordou que projecto veio a público nas Autárquicas de 2013 e em 2014 uma consulta pública. "Em 2023 e a dois anos de Domingos Bragança terminar o seu mandato é mais do que tempo de mostrar às pessoas que este não é um investimento racional e que viola sucessivamente terrenos classificados como reserva ecológica e agrícola nacional. O PSD não quer obstaculizar a construção de uma via desta natureza. O Governo assinou um protocolo com a Câmara de Guimarães em 2017 para um valor de 18 milhões de euros e neste momento está avaliado em 42. Está na altura de parar para pensar o quanto ela custa a mais o quanto ela significa, num percurso que poderá nunca servir como alternativa à nacional", acrescentou.           

Em centenário da Estância Turística da Penha, o deputado social-democrata lembrou a importância das obras no Hotel da Penha. "Fomos alertados pela Irmandade da Penha da importância dos projectos relativos ao Hotel da Penha que estão impedidos devido a uma alteração ao PDM que ocorreu em 2015. O Plano Director Municipal classificou o terreno da Cumieira como agrícola não sei bem porquê, uma vez que qualquer pessoa tem dificuldade em perceber como o terreno da Igreja e do Hotel nunca teve nada plantado nem cultivado. Essa requalificação está a obstaculizar a reconstrução do Hotel da Penha", alertou. 

O deputado do PSD lembrou o compromisso do Ministro da Administração Interna em envolver-se nesta matéria para contribuir para resolver o assunto, envolvendo o Ministro que tutela o Ambiente. "O PSD vai aferir junto do Ministro da Administração Interna o compromisso feito em Guimarães. É lamentável que o Governo se envolva num problema que compete à Câmara de Guimarães", apontou. 

A comitiva do PSD terminou com a visita à Universidade das Nações Unidas. André Coelho Lima sublinhou a importância de manter aquela unidade em Guimarães. "É muito importante que esteja em Guimarães. Uma unidade que faz formação em transformação digital e eGovernment a vários países menos desenvolvidos, com destaque para os países PALOP, árabes e da América do Sul. É importante perceber o alcance disto tudo e é importante que os portugueses tenham consciência do nível de exportação de conhecimento desta unidade", disse.   

A unidade foi criada em 2014 e está localizada na Zona de Couros.

Marcações: PSD

Imprimir Email