Linha de caminho de ferro vai ser adaptada para reforçar transportes até Lordelo

A linha de caminho de ferro, no percurso entre Guimarães e Lordelo, poderá ser adaptada para reforçar a oferta de serviço público de transporte até à zona Sul do Concelho. O Presidente da Câmara de Guimarães revelou que o assunto já mereceu a concordância da Infraestruturas de Portugal, ao responder ao vereador do PSD, Ricardo Araújo, na reunião do Executivo desta quinta-feira.

Na primeira sessão deste ano, o representante social-democrata questionou a maioria socialista sobre o assunto, ao pedir esclarecimentos sobre qual dos projectos será prioritário: a duplicação da via férrea ou a instalação do sistema de metrobus ao longo da EN 105.

Numa intervenção em que elencou os problemas de mobilidade naquela zona do Concelho, Ricardo Araújo considerou estratégica a duplicação da via férrea.

Na reacção, o Presidente da Câmara adiantou que a duplicação da linha de Guimarães será adaptada às condições do traçado existente, de modo a permitir uma maior rentabilização da via e consequente serviço de transporte público com a sua utilização. Domingos Bragança indicou que está a ser "desenhado" o protocolo a celebrar com a Infraestruturas de Portugal, ao vincar o empenho do Município para que a EN 105 seja beneficiada no acesso à zona do Salgueiral, com uma solução de mobilidade que permita uma maior fluidez, e em Nespereira, no entroncamento de acesso a Candoso São Tiago, num projecto que contempla também a reformulação de todas as paragens de transportes públicos.

No período antes da ordem do dia, o vereador Ricardo Araújo sugeriu a atribuição de um voto de louvor à jovem vimaranense Maria João Soares, pelo seu desempenho artístico no programa "The Voice", da RTP. Uma sugestão que mereceu a concordância do Presidente da Câmara que se comprometeu a apresentar a proposta na próxima reunião do Executivo.

Ricardo Araújo deixou ainda um elogio ao Presidente do Município pela inauguração do Instituto Cidade de Guimarães, dada a importância do projecto para o desenvolvimento económico do concelho.
A Vereação Municipal aprovou por unanimidade a proposta para abertura de novo procedimento para aquisição de 61 fracções a construir, destinadas a alojamento habitacional no âmbito do programa 1º Direito - Oferta Pública de Aquisição. Recorde-se que num primeiro concurso, não se registaram propostas.
Também por unanimidade foram aprovadas as três propostas para reprogramação financeira e actualização de repartição de encargos sobre a obra de construção da Escola Hotel do IPCA na Quinta do Costeado, o edifício de alojamento de estudantes do ensino superior no Avepark, em Barco e a obra de reabilitação da Escola EB 2,3 de São Torcato.

Nesta sessão, de salientar que, em representação do PSD, Emília Lemos assumiu funções em regime de substituição do vereador Hugo Ribeiro, ausente por motivos profissionais, assim como o vereador Bruno Fernandes.

Marcações: reuniao do executivo vimaranense

Imprimir Email