Covid-19: Executivo Municipal de Guimarães vai discutir protocolo que permite testar utentes e profissionais de lares do Concelho

O Executivo Municipal vai discutir e votar na sua reunião desta segunda-feira uma proposta para celebração de um protocolo entre a Câmara a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital da Senhora da Oliveira e em colaboração com o Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, para a testagem da população sénior residente em lares e instituições do Concelho.
“A existência da pandemia Covid-19 veio colocar à prova a prestação de cuidados a pessoas em situação de fragilidade. O aglomerado de doentes dependentes em lares e instituições de idosos, a prestação de cuidados por profissionais sem equipamentos de protecção individual, a possibilidade de portadores assintomáticos e a ausência de alas de isolamento facilita a disseminação da doença entre a população mais vulnerável às complicações da doença, lê-se na proposta.

Ainda de acordo com a proposta, este protocolo decorre ainda da necessidade de de realização de testes a um número tão elevado de doentes que excede a capacidade dos meios disponíveis, sendo necessária a colaboração com outras entidades que permitam atingir os objectivos propostos.

Consciente da necessidade de testar com a maior celeridade aquela população, a fim de a proteger com a eficiência que a sua especial susceptibilidade impõe, e em face da insuficiente capacidade dos meios das autoridades regional e nacional de saúde para tal, o Município de Guimarães procurou outras soluções que, sem prejuízo do indispensável rigor científico, fossem capazes de acelerar a sua testagem, refere ainda o texto da proposta.

A agenda da reunião integra ainda o Relatório e Contas da Câmara Municipal relativo ao ano de 2019 bem como documentos previsionais relativos à primeira alteração orçamental modificativa num valor superior a 19 milhões de euros.


Marcações: Executivo Municipal, Hospital da Senhora da Oliveira, protocolo, covid-19, Associação Centro de Medicina P5

Imprimir Email