Novo ponto de água para auxiliar bombeiros no combate a incêndios vai ser criado em Rendufe

O combate aos incêndios florestais no Concelho de Guimarães vai contar com mais um importante recurso: um novo ponto de água vai ser criado na freguesia de Rendufe.

O equipamento destina-se a oferecer uma resposta aos meios aéreos quando são chamados a intervir em zonas florestais da água do vale de São Torcato.

O Presidente da União de Freguesias de Atães e Rendufe reconheceu a necessidade de criar um ponto de água naquela área do Concelho. "Já tinha identificado a importância da criação desse recurso no meu programa eleitoral, porque existe uma grande mancha florestal nos terrenos de área rústica do vale de São Torcato", adiantou Patrício Araújo, ao sublinhar que esse ponto de água é fundamental para "dar apoio às corporações de bombeiros e Protecção Civil". "Tinha prometido criar um ponto de água e assim fiz", acrescentou, ao congratular-se com o acordo celebrado com um proprietário para a cedência do terreno. 

"O ponto de água está construído. A Câmara de Guimarães está a colocar um painel solar que vai garantir a energia para alimentar o motor que vai fazer a bombagem da água", explicou o Autarca, ao dar conta que o equipamento ficará situado em terrenos no Lugar do Casal, em Rendufe.

"O ponto de água fica localizado no ponto mais alto do vale de São Torcato, onde temos grandes áreas de mato e eucaliptal", elucidou, ao esclarecer que a construção mereceu o aval dos bombeiros e dos serviços municipais de protecção civil. "Geograficamente está no local certo para que os helicópteros possam abastecer de forma segura", frisou Patrício Araújo, ao lembrar um Verão ainda recente em que num só dia arderam cerca de 100 hectares de área florestal num incêndio de grandes dimensões. 

Marcações: bombeiros, rendufe, ponto de água

Imprimir Email