Pavimento na rua da Caldeiroa volta a acumular enormes charcos de água

Não é cenário novo e a tempestade Elsa não dá tréguas. O pavimento na rua da Caldeiroa está de novo com problemas no escoamento das águas pluviais, devido à precipitação intensa que se tem feito sentir nas últimas horas.

Recorde-se que os moradores e empresários da rua da Caldeiroa queixam-se da água acumulada no pavimento, devido a falhas no escoamento das águas pluviais. A via de peões fica intransitável no momento em que passam as viaturas e a água está a causar estragos em algumas habitações. O Município já informou que a rua será alvo de intervenção.

Jorge Fernandes, um dos clientes de uma loja localizada na rua, sublinha que os carros "molham as pessoas todas que estão nos passeios dos dois lados da rua". "Esta rua é problemática por causa do rio, mas com as obras (no Parque de Camões) a situação ficou pior", afirma.

Já José Martins é confrontado com esta situação sempre que chove. O comerciante explica que as obras de acesso ao Parque de Camões vieram criar esta situação. "A rua tinha uns bueiros que escoavam a água para ao rio, mas quando fizeram a obra retiraram os bueiros. Agora colocaram uns diferentes que caso esteja entupido um, o outro também fica entupido. No entanto, tudo ficou ainda pior quando concluíram a obra. A rua abateu, ficando uma espécie de piscina que molha os clientes e a loja. Só falta me cobrar a taxa de IMI da piscina" explica de forma irônica José Martins, que ainda tem de dar explicações aos seus clientes.

"Os clientes mostram-me a sua insatisfação, mas eu não tenho culpa. Já fiz chegar as nossas preocupações às entidades competentes, mas dizem que vão resolver e ainda está assim. Quem passa nos passeios leva um banho".

O moradores também se queixam das águas que entram para as suas casas. "Em vez de fazerem queixa à Câmara de Guimarães, os moradores dirigem as suas queixas a mim. Por exemplo, há uma moradora que se queixa que a água entra-lhe na casa, danificando-a, conta José Martins. 

Confrontada com esta situação, a Câmara Municipal de Guimarães informa que "está em curso o procedimento para a escolha da empreitada que visa a intervenção total na Rua da Caldeiroa para rectificação do pavimento, arranjos urbanísticos e resolução do escoamento das águas pluviais"."Independentemente do procedimento em curso, verifica-se uma abatimento numa zona da rua que será alvo de correcção, assim que estejam reunidas melhores condições meteorológicas", pode ler-se em nota enviada à nossa Redacção.

Marcações: mau tempo, Rua da Caldeiroa

Imprimir Email