VÍDEO: Equídeos abandonados em Vermil recuperaram, mas continuam "apreendidos" aos cuidados de empresário vimaranense

 

O brilho do pêlo não engana. Nem a satisfação que revelam quando são tratados pelo nome e carinhosamente acariciados por aqueles que são os seus salvadores. As cinco éguas e um macho que, no dia 12 de Julho de 2019, foram resgatados por estarem abandonados e desnutridos numa exploração em Vermil, encontraram um abrigo seguro em Matamá. Estão saudáveis e aptos para regressarem às competições onde conquistaram diversos prémios em Espanha e na França, onde as restrições da pandemia da Covid-19 foram mais suaves do que em Portugal para aquelas provas, mas continuam apreendidos, não podendo sair daquele local.

O mérito da recuperação deve-se ao empresário e criador vimaranense Francisco Faria Cardoso que acolheu os animais nas instalações do Centro Equestre de Matamá.

Na ocasião, numa acção acompanhada pela veterinária do Município, a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária confiou-lhe o acolhimento e recuperação dos animais, tendo ele desde esse momento assumido todos os encargos necessários para zelar pela alimentação, cuidados de saúde, segurança e treino dos animais.

Atendendo aos avultados encargos exigidos para o pagamento de rações, serviços de veterinária e higiene dos animais e perante o desinteresse dos proprietários que os deixaram ao abandono, Francisco Cardoso obteve a garantia de que os direitos e responsabilidades seriam-lhe atribuídos, ficando assim a ser o detentor da sua propriedade. Porém, volvido um ano, o processo burocrático não conheceu qualquer evolução e os animais continuam apreendidos, sem que o seu cuidador principal tenha recebido qualquer contrapartida pela prestação de todos os serviços que permitiram restabelecer integralmente a saúde dos equídeos.

No sentido de esclarecer os contornos deste processo, dirigimos por e-mail aos serviços centrais da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, para saber quais os motivos que impedem a resolução deste processo, com a atribuição do título de identificação e registo dos equídeos, bem como será o empresário ressarcido das despesas que já acumula há um ano, se o desfecho não lhe for favorável. Até ao momento, não obtivemos qualquer esclarecimento. Tentamos ainda saber a situação do pedido de licença de exploração de animais dirigida ao Município pelo empresário para as instalações de Matamá, mas ainda não recebemos qualquer resposta.

Marcações: Guimarães, Penha, Câmara de Guimarães, Corrida de Cavalos a Galope, cavalos, cardoso

Imprimir Email