VÍDEO: Presidente da República não se compromete com reconhecimento da Batalha de S. Mamede como feriado nacional

O Presidente da República presidiu esta quinta-feira à sessão solene do 24 de Junho de 1128 data da Batalha de S. Mamede. Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido por entidades e populares junto à estátua de D. Afonso Henriques. No final da homenagem ao Primeiro Rei português, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma réplica da espada de D. Afonso Henriques, oferta da Grão Ordem Afonsina.

Na sessão solene, o Presidente da Câmara defendeu a elevação do 24 de Junho de 1128 a feriado nacional. Domingos Bragança vincou a ideia de que a Batalha de S. Mamede foi a primeira tarde portuguesa.
O Presidente da República reconheceu ter sido em Guimarães que teve início a construção de Portugal. Mas Marcelo Rebelo de Sousa não se comprometeu com a reivindicação vimaranense.
"Guimarães esteve presente no princípio e isso nunca esqueceremos", afirmou.

No final de um almoço que decorreu também no Paço dos Duques de Bragança, o Presidente da República afirmou que a reivindicação dos vimaranenses é da competência dos deputados da Assembleia da República.

Na sessão solene que decorreu no Paço dos Duques de Bragança, o Presidente da República recebeu a Medalha de Honra de Guimarães, no âmbito de uma deliberação da Assembleia Municipal de 2019.
Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu a distinção e explicou ter aberto uma excepção para aceitar uma medalha municipal, considerando que "não é entregue ao cidadão mas ao Presidente da República representante detodos os portugueses".

Numa sessão em que o governo se fez representar pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, foram também distinguidas com medalhas de mérito social e educacional Municipal a rede social e a escola do concelho de Guimarães.

Marcações: Dia Um de Portugal, Presidente da República, Bataha de S. Mamede

Imprimir Email