VÍDEO: Histórica Rua D. João I reabriu esta sexta-feira ao trânsito

A Rua D. João I reabriu ao trânsito esta sexta-feira, na íntegra, após uma intervenção que requalificou aquela artéria histórica do centro da cidade de Guimarães.
A obra realizou-se em duas fases. A primeira iniciou-se em Julho de 2020 e compreendeu a requalificação daquela rua histórica, entre o Largo de S. Lázaro e a Rua Dr. Bento Cardoso. A segunda fase começou em Maio deste ano tendo ficado concluída ao fim de sete meses, ultrapassando o prazo previsto devido às consequências da pandemia.


A intervenção foi adjudicada por um valor superior a 900 mil euros, e compreendeu o tecido urbano medieval extramuros, inserida na Zona Especial de Protecção à área classificada pela UNESCO, como Património Mundial, abrangendo a Rua D. João I, bem como os espaços frontais à Igreja de São Domingos e à Capela e Hospital da Ordem Terceira de São Domingos.
Terminada a obra de requalificação, na ligação entre as ruas Dr. Bento Cardoso e Paio Galvão, o trânsito automóvel passa a ser no sentido ascendente na rua D. João I, condicionando o seu acesso a moradores e cargas e descargas, à semelhança do Centro Histórico intramuros, numa decisão que tem por objectivo promover a pedonalização e circulação por velocípedes/bicicletas.


Marcações: trânsito, requalificação, Rua D. João I, reabriu

Imprimir Email