«Estórias da Madeira» para os cuidadores informais e pela saúde mental

A Câmara Municipal de Guimarães fez, ontem, a apresentação pública do projecto «Estórias da Madeira» - Oficina de Criatividade, no Instituto de Design, em Couros, onde terá a sua sede. Trata-se de um programa de apoio, acompanhamento e capacitação, destinado a cuidadores informais com foco na saúde mental e inclusão social, económica e profissional deste grupo populacional, tendo como objectivo aumentar o bem-estar e a qualidade de vida dos destinatários, potenciando a sua transformação.

A proposta «Estórias da Madeira» pretende, além da realização de várias oficinas, contar a "estória" dos objectos e das pessoas envolvidas com o foco no empoderamento das mesmas. O projecto culminará com a apresentação dos resultados, num momento que servirá para partilhar com a comunidade todas as estórias, os produtos desenvolvidos e as temáticas abordadas ao longo dos 16 meses de trabalho.

Na apresentação pública, a Vereadora da Acção Social referiu que o objectivo é criar um município com "preocupações sociais". Paula Oliveira sublinhou a importância do cuidador informal e da saúde mental. “Reconhecemos que, muitas vezes, os cuidadores são excluídos do ponto de vista social e esta é uma missão de disponibilidade total”, salientou.

Já Sofia Pires, das «Palavras Infinitas - Núcleo de Inclusão», explicou que esta será uma "resposta em rede". A proposta do Estórias da Madeira pretende contar a “estória” dos objectos e das pessoas envolvidas com o foco no empoderamento das mesmas, através de oficinas, salientou Sofia Pires, uma das coordenadoras do projecto. Está ainda associado às oficinas no âmbito da saúde mental, através de consultas de psicologia clínica, psicoterapia individual e terapia de grupo, no sentido de “estimular a autoestima e partilhar ideias”, acrescentou Helena Coelho.
A psicóloga clínica Fátima Saraiva, que integra a equipa técnica do Estórias da Madeira, aponta o projecto que “entende a pessoa como um todo integrado”, bem como “uma visão que prima por maior responsabilidade, por um desenvolvimento mais harmonioso, por felicidade e alegria de viver”.

Por último, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reiterou que só trabalhando em rede se conseguem "competências e recursos" para dar "respostas sociais que sejam mais adequadas".
Criado após candidatura ao programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, desenhado pelas instituições «Palavras Infinitas - Núcleo de Inclusão» e pela «Because I Care», o projecto tem como investidor social o Município de Guimarães.


Marcações: Cuidadores informais , saúde mental, Estórias da Madeira

Imprimir Email