Fundação Cidade de Guimarães esclareceu contratação de Ricardo Rio

A Fundação Cidade de Guimarães esclareceu hoje as razões da contratação dos serviços de consultadoria de Ricardo Rio para prestação de serviços de captação de mecenato e parcerias com a instituição.
Em comunicado, a entidade responsável pela programação imaterial da Capital Europeia da Cultura «Guimarães 2012» justificou que a contratação de Ricardo Rio teve em conta as capacidades estritamente técnicas e profissionais do seu curriculum e partiu do pressuposto de que seria da sua parte acautelada a possibilidade de outras actividades – do foro político e partidário – se sobreporem ou conflituarem com a que lhe foi pedida”.
A Fundação Cidade de Guimarães sustenta que “sendo esse o compromisso que enquadra toda a sua acção”, “Ricardo Rio confirmou à época da sua contratação a inexistência de qualquer participação activa e executiva de natureza política e partidária”.
Realçando a sua competência profissional, a Fundação Cidade de Guimarães sublinha que Ricardo Rio “conta com 15 anos de experiência no campo da consultadoria e da formação em instituições de ensino superior, tendo estado ligado a diversas áreas do projecto da Casa da Música.
No extenso comunicado, a Fundação Cidade de Guimarães explica que “em virtude das condicionantes económicas externas e da menor disponibilidade de afectação de recursos próprios à implementação desta vertente da área da comunicação e financiamento do Projecto, considerou o Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, seguindo uma prática habitual em eventos deste tipo, proceder ao recrutamento externo de serviços de apoio à estruturação e implementação das iniciativas de angariação de fundos,  nomeadamente através da captação de parceiros e mecenas para a Capital Europeia da Cultura em 2012.

TEXTO DO COMUNICADO

Em relação às notícias veiculadas na Comunicação Social, respeitantes à adjudicação, por esta instituição, de serviços de consultadoria ao Sr. Dr. Ricardo Rio, a Fundação Cidade de Guimarães esclarece:

1.Uma das vertentes e prioridades de actuação da Fundação Cidade de Guimarães é a identificação de um conjunto de Mecenas e Parceiros que, pela sua própria capacidade financeira, permitam assegurar, atempadamente, um complemento às demais fontes de financiamento e contribuir para a estabilidade financeira da organização e para a maximização do alcance dos projectos desenvolvidos no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
2.Em virtude das condicionantes económicas externas e da menor disponibilidade de afectação de recursos próprios à implementação desta vertente da área da comunicação e financiamento do Projecto, considerou o Conselho de Administração da Fundação Cidade de Guimarães, seguindo uma prática habitual em eventos deste tipo, proceder ao recrutamento externo de serviços de apoio à estruturação e implementação das iniciativas de Fund Raising (angariação de fundos).
3.O Sr. Dr. Ricardo Rio conta com 15 anos de experiência no campo da consultadoria e da formação para diversas empresas, autarquias e outras instituições. A Associação Empresarial de Portugal e a Associação Industrial do Minho contam-se entre essas entidades. É Professor no Instituto Superior de Administração e Gestão e tem colaborado com a Escola de Gestão do Porto e o Instituto de Formação para o Comércio, Turismo e Serviços. Esteve ainda ligado a diversas áreas do projecto da Casa da Música.

4.A contratação do Sr. Dr. Ricardo Rio teve em conta as capacidades estritamente técnicas e profissionais do seu curriculum e partiu do pressuposto de que seria da sua parte acautelada a possibilidade de outras actividades – do foro político e partidário – se sobreporem ou conflituarem com a que lhe foi pedida. Sendo esse o compromisso que enquadra toda a acção da Fundação Cidade de Guimarães, o Sr. Dr. Ricardo Rio confirmou à época da sua contratação a inexistência de qualquer participação activa e executiva de natureza política e partidária, de acordo com o pressuposto acima referido.





Marcações: Cultura

Imprimir Email