Conselho de Ministros aprecia Fundação Martins Sarmento

O Conselho de Ministros deverá aprovar, na sua reunião de amanhã, o decreto-lei referente à criação da Fundação Martins Sarmento. Trata-se do culminar do processo por parte do Governo, depois da Ministra da Cultura ter assinado um protocolo com a Sociedade Martins Sarmento, envolvendo ainda a Câmara Municipal de Guimarães e a Universidade do Minho. A 14 de Fevereiro deste ano, Isabel Pires de Lima referiu-se à Sociedade Martins Sarmento como sendo, “sem sombra de dúvida uma das mais sólidas e prestigiadas instituições culturais portuguesas”.
Realçando a importância da sua acção na qualidade de gestora de bens culturais, monumentos classificados e manutenção de “uma das mais extraordinárias bibliotecas públicas privadas portuguesas, além de um arquivo onde se guardam verdadeiros tesouros documentais”, a Ministra anunciou a criação da Fundação Martins Sarmento.

Prometendo um “novo impulso” à actividade da centenária instituição, a Ministra da Cultura garantiu estabilidade financeira, “deixando de viver à mercê de apoios pontuais”. O Ministério da Cultura comprometeu-se a atribuir um capital fundacional de 150 mil euros, assegurando anualmente um montante de 60 mil euros.

Nesta quinta-feira, na habitual reunião do Conselho de Ministros deverá ser aprovado o decreto-lei que finalmente cria a Fundação Martins Sarmento.

Marcações: Cultura

Imprimir Email