SMS rebate tese sobre nascimento de D. Afonso

Onde nasceu D. Afonso Henriques? A questão tem sido debatida na opinião pública nos últimos tempos sustentada numa tese do historiador Almeida Fernandes que sugere que o Primeiro Rei nasceu em Viseu. A poucos dias do início das comemorações em Guimarães dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, a Sociedade Martins Sarmento veio a público rebater os argumentos daquele historiador. O Presidente da centenária instituição vimaranense não vê credibilidade científica, nos três argumentos invocados por Almeida Fernandes. Que Afonso Henriques teria 2 a 3 anos quando morreu D. Henrique, um documento de doação do Mosteiro de Lorvão por D. Teresa e o foral de Azurara da Beira.
Amaro das Neves não tem dúvidas de que não há documento algum que esclareça com exactidão o dia e o local de nascimento do Primeiro Rei de Portugal. Sendo assim, ganha força a tradição (ÁUDIO)

À falta de provas contrárias, a Sociedade Martins Sarmento vinca a ideia de que manda a tradição segundo a qual o Primeiro Rei Fundador nasceu em Guimarães, berço inquestionável da nacionalidade portuguesa.

Marcações: Cultura

Imprimir Email