1º Congresso Histórico Internacional de Guimarães vai debater o tema “População”

Foi apresentado esta quinta-feira o 1º Congresso Histórico Internacional de Guimarães. Em ano da Capital Europeia da Cultura, o congresso altera o modelo depois de ter debatido, em várias edições, a figura de Afonso Henriques. Norberta Amorim, da comissão organizadora diz que era essencial encontrar um novo modelo para a iniciativa.

O tema que vai estar em debate é “População”. A discussão científica vai acontecer em cinco sessões sobre a cidade antiga, medieval, moderna, industrial e a cidade do presente. O debate terminará com uma mesa redonda sobre a cidade do futuro. David Reher, da Universidade de Madrid e membro da comissão científica do Congresso, fala de um tema de grande actualidade que despertou grande curiosidade entre a comunidade científica internacional.

O Congresso volta a ter como presidente Oliveira Ramos que elogia a disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar, incentivando, a investigação científica de um tema que considera fulcral.

Em jeito de resposta, o Presidente da Câmara diz que pela regularidade habitual o congresso deveria ter ocorrido o ano passado. Contudo, a circunstância da realização da Capital Europeia da Cultura fez adiar em um ano a sua organização, sendo indiscutível que é uma mais valia para o programa do evento de que Guimarães é palco neste ano de 2012

O 1º Congresso Histórico Internacional de Guimarães vai decorrer de 24 a 26 do próximo mês de Outubro, no Centro Cultural Vila Flor.



Marcações: Cultura

Imprimir Email