Rita Ribeiro da Silva apresenta hoje o livro «A Minha Praça de S. Tiago»

Rita Ribeiro da Silva apresenta publicamente esta sexta-feira o seu primeiro livro, intitulado «A Minha Praça de S. Tiago». A sessão vai decorrer às 18H00, na Casa dos Lobo Machado, actual sede da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

Nascida e criada numa casa daquele emblemático espaço do Centro Histórico de Guimarães, a autora presta assim homenagem ao lugar onde aprendeu a interpretar e a compreender o mundo. Como escreve na sua obra: “a minha Praça já foi tudo: foi "Caminho de S. Tiago", praça do peixe e de tudo o que era vendável para a vida do cidadão no tempo dos mesteirais, quadrilheiros, pregoeiros, meirinhos e almotacés e, naturalmente, tudo isto misturado com formigueiros de compradores, pedintes e aleijados num ambiente de mistura de vizinhança de cristãos e judeus”.
Funcionária da Câmara Municipal de Guimarães durante 37 anos, Rita Ribeiro da Silva iniciou funções como escriturária e aposentou-se quando ocupava o cargo de Chefe de Divisão.

No exercício das suas funções, acompanhou de muito perto a actividade de Presidentes da Câmara como Castro Ferreira, Bernardino Abreu e António Xavier. 
O livro «A Minha Praça de S. Tiago» resulta do enorme afecto que Rita Ribeiro da Silva dedica ao lugar onde nasceu, motivo que a inspirou a partilhar com os leitores o universo de vivências que habitam no seu imaginário, documentando essa retrospectiva com fotografias, ilustrações e pinturas, algumas das quais de sua autoria.
Com um talento invulgar, a autora mostra como a Praça de S. Tiago enfrentou os desígnios do tempo, tornando-se um símbolo da regeneração urbana de Guimarães.


Marcações: Cultura

Imprimir Email