Cineclube de Guimarães comemora 45 anos

O Cine-Clube de Guimarães apaga hoje as velas do seu 45º aniversário. Ao longo de mais de quatro décadas, a Instituição contribuiu para a cultura vimaranense, mantendo critérios de programação que apostam na qualidade e fortalecem os laços entre os cinéfilos vimaranenses. Segundo Carlos Mesquita, o Cineclube tem mantido uma actividade regular exibindo filmes de autores e cinematografia menos conhecida.
No ano passado, o Cineclube projectou quase uma centena de películas, para um total de quinze mil e novecentos expectadores. Com oitocentos e setenta e oito sócios o Cineclube vive da cotização embora receba alguns apoios pontuais.
Porém, segundo Carlos Mesquita, o sucesso do Cineclube deve-se ao facto de ser uma associação popular e de ter sabido renovar-se ao longo dos anos.
Futuramente o Cineclube de Guimarães tenciona recorrer ao DVD para projectar filmes de realizadores importantes e divulgar um rol de autores geniais que fizeram arte cinematográfica.
Um outro projecto consiste no desejo da instituição poder vir a promover uma grande realização a exemplo do que acontece actualmente com os Encontros da Primavera ou o Guimarães Jazz.
De resto, o Cineclube de Guimarães celebra hoje 45 anos, mas a data só será assinalada no próximo dia 22 com a exibição do filme "La dolce Vita" de Federico Fellini...Será às 22 horas no Auditório da Universidade do Minho.

Marcações: Cultura

Imprimir Email