REPORTAGEM VÍDEO: Está apresentada a primeira versão da Capital Europeia da Cultura 2012

O auditório do Centro Cultural Vila Flor encheu-se para a apresentação da primeira versão do programa da Capital Europeia da Cultura. Uma cerimónia presidida pela Ministra da Cultura e significativamente valorizada pelo Governo que se fez ainda representar pelos Ministros da Justiça e da Administração Interna.

A Presidente da Fundação Cidade de Guimarães salientou que a programação vai desenvolver-se em quatro ritmos.

Das iniciativas anunciadas já para este ano, destaque para um festival de dança contemporânea em Março, uma mini-maratona em Julho, a partir de Abril debates com Eduardo Lourenço, António Mega Ferreira e Jorge Sampaio, uma mesa redonda, ainda por calendarizar, com os ex-Ministros da Cultura do pós-25 de Abril, animação de rua em Agosto e apresentação da Orquestra Espaço Público em Dezembro.
A Capital Europeia da Cultura integra a importante componente da reabilitação urbana, com diversos projectos que significam um investimento global que ronda os 70 milhões de euros. O Presidente da Câmara, António Magalhães, estimou que todos os projectos estejam concluídos no final de 2012.

A Ministra da Cultura gostou do que ouviu e teceu rasgados elogios ao trabalho que tem sido desenvolvido:

A sessão incluiu ainda a entrega das cartas de missão aos 69 alunos das escolas de Guimarães investidos na qualidade de embaixadores da Capital Europeia da Cultura. O mesmo aconteceu com representantes das cidades geminadas com Guimarães, representantes das regiões portuguesas e ainda com as artistas Elisabete Matos e Sofia Escobar.
Refira-se que a Ministra da Cultura estará também amanhã em Guimarães para uma visita às obras da futura extensão do Museu de Alberto Sampaio, para uma reunião com do directores-gerais do seu ministério, a realizar no Paço dos Duques de Bragança onde, pelas 12 horas concederá uma conferência de imprensa.

Marcações: Cultura, Video

Imprimir Email