Cinzas de Emídio Guerreiro estão na SMS

As cinzas do Professor Emídio Guerreiro já estão nas instalações da Sociedade Martins Sarmento. Cumprindo a vontade do ilustre vimaranense que faleceu na passada quarta-feira, as suas cinzas ficam à guarda da centenária instituição vimaranense até ao momento em que, em cortejo a pé, serão conduzidas até à sua última morada, no Cemitério da Atouguia. A sede da Sociedade Martins Sarmento estará aberta durante todo o dia hoje e amanhã até à saída do cortejo fúnebre, para que assim todos os cidadãos interessados possam prestar a sua última homenagem ao Professor Emídio Guerreiro.
Sócio honorário da Sociedade Martins Sarmento, o rasto de Emídio Guerreiro ficará gravado na História do século XX de Guimarães, de Portugal e da Europa, enquanto político, matemático e homem de profunda cultura humanista.
Como realça a Direcção da Sociedade Martins Sarmento, Emídio Guerreiro
era "cidadão do Mundo, bateu-se pelos ideais da liberdade e da democracia em Portugal, em Espanha e em França. Mas nunca esqueceu a terra que o viu nascer, esta “bela cidade de Guimarães em que a minha meninice foi passada”, como lembrou no centenário do seu nascimento.
Em sinal de reconhecimento pelo apoio desinteressado que recebia de
Emídio Guerreiro, a Sociedade Martins Sarmento institui o “Prémio Professor Emídio Guerreiro”, destinado ao melhor aluno da licenciatura de Matemática – Área de Especialização em Ensino, da Universidade do Minho, atribuindo o seu nome a uma das salas da sua sede e dando-lhe o título da Mecenas da Sociedade Martins Sarmento.
Por vontade expressa de Emídio Guerreiro, as suas cinzas estão na sede da instituição. O cortejo fúnebre a pé terá lugar amanhã, a partir das 17 horas, em direcção ao Cemitério da Atouguia, onde as suas cinzas ficarão
depositadas.


Marcações: Cultura

Imprimir Email