Guimarães associa-se à Festa do Cinema Francês

Pela primeira vez, Guimarães associa-se este ano à Festa do Cinema Francês. A Alliance Française, em parceria com o Cineclube de Guimarães e o Centro Cultural de Vila Flor, participa no evento que já vai na décima edição. Três filmes serão exibidos para o público se familiarizar com a contemporaneidade do cinema francês. De acordo com o Director Pedagógico da Alliance Française, a instituição assistia há vários anos à iniciativa que se realizava em outras localidades do País. Por essa razão, entendeu-se que “Guimarães deveria igualmente marcar presença no evento porque a Cidade reúne todas as condições para acolher o festival”. “Guimarães tem infra-estruturas e possui um público especializado que gosta de cinema de qualidade”, justificou António Santos, esperançado que a estreia possa corresponder às expectativas da organização.
Embora considere que a estreia nesta décima edição da Festa do Cinema Francês seja “discreta, só com três filmes”, o responsável esclareceu que "uma película é dedicada aos mais jovens e dirigida às escolas de Guimarães e duas são ante-estreias de qualidade”.
Para o Director Pedagógico da Alliance Française, a adesão à iniciativa “é uma forma de valorizar o cinema francês”. “A Alliance é uma associação cultural que não tem apenas a componente do ensino da língua, tem ainda como propósito o desenvolvimento de actividades culturais na Cidade”, sustentou.
A Festa do Cinema Francês em Guimarães começa, esta quinta-feira pelas 15 horas, com a exibição do filme «Astérix e os Vikings», numa sessão dirigida às escolas. À noite, pelas 21 horas e 45 minutos, passa o filme «Bellamy», de Claude Chabrol. No próximo domingo, a iniciativa encerra com o filme «Parlez-moi de la pluie» de Agnès Jaoui, às 21 horas e 45 minutos, no Centro Cultural de Vila Flor.

Marcações: Cultura

Imprimir Email