UNU-eGOV aponta para instituto e para curso superior

O reitor da Universidade das Nações Unidas (UNU), Tshilidzi Marwala, e a directora da UNU-eGOV, Delfina Soares, marcaram presença hoje nas instalações da Unidade Operacional da UNU, em Guimarães, com a criação de instituto e curso superior na agenda. Em declarações aos jornalistas, antes da visita às instalações da UNU-eGOV, o reitor da Universidade das Nações Unidas destacou a importância desta unidade.

"Eu penso que é um instituto muito importante. A tecnologia digital está a definir muitas sociedades e as Nações Unidas querem moldar essa transformação digital. No próximo ano, nós vamos ter o Pacto Digital Global que vai tratar de assuntos como os acessos, governos ou tecnologias digitais, incluindo a inteligência artificial. Esta é uma iniciativa proposta pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal. Ele vai estabelecer o conselho de aconselhamento de alto nível sobre dispositivos artificiais inteligentes e, claro, a UNU-eGOV vai ser importante para essa composição", afirmou Tshilidzi Marwala, mostrando o desejo de criar um curso de doutoramento na Universidade do Minho na área da governação digital.

A directora da UNU-eGOV reiterou a vontade da unidade passar a instituto e de criar um curso de doutoramento na Universidade do Minho. "Vamos ter reuniões esta semana, incluíndo a presença na Assembleia da República, onde vamos discutir a possibilidade de passarmos a insituto, com tudo o que isso traz associado, nomeadamente a capacidade de equipas maiores e melhores resultados ou a possibilidade de criar um programa de doutoramento na Universidade do Minho na área da governação digital. Isto é algo que vamos discutir e lembro que esse era o objectivo desde de 2014", apontou.

Após a reunião desta manhã, o programa prossegue de tarde com a recepção na Câmara Municipal de Guimarães, seguida de reunião com Domingos Bragança, presidente do Município de Guimarães, António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, a partir das 14h30.  Segue-se a visita ao Paço dos Duques de Bragança, às 17h30.

 

Marcações: UNU-EGOV

Imprimir Email