Lançamento do catálogo da exposição «Lições da Escuridão» patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães

Este sábado, às 18h00, realiza-se no Centro Internacional das Artes José de Guimarães / Plataforma das Artes e da Criatividade a sessão de lançamento do catálogo da exposição “Lições da Escuridão”.
O programa da sessão inclui uma mesa redonda com Nuno Faria, Rui Chafes, Paulo Pires do Vale, Eglantina Monteiro e Fernando Marques Penteado em torno de problemáticas e conceitos subjacentes à exposição e ao programa do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, seguindo-se uma visita guiada pelo curador e diretor artístico do CIAJG, Nuno Faria.

Esta sessão marca um ponto intermédio da exposição “Lições da Escuridão”, que estará patente ao público até ao dia 31 de dezembro, com a inclusão de uma nova peça na montagem: “Flash in the Metropolitan” de Rosalind Nashashibi e Lucy Skaer.

A publicação que agora se edita propõe duas linhas de leitura: por um lado, documenta a montagem da exposição “Lições da Escuridão” e, por outro lado, abre oito campos de investigação com a edição de igual número de cadernos enunciando alguns dos temas de investigação que serão abordados com a programação regular que se inicia formalmente no princípio de 2014.   
 
“Flash in the Metropolitan” é um pequeno e conciso filme no qual cabe um universo inteiro de referências. As autoras, Rosalind Nashashibi e Lucy Skaer, filmam na total escuridão as salas que albergam as coleções de arte do Oriente Próximo, África e Oceânia, Roma e Grécia antiga e Época Medieval Ocidental do Metropolitan Museum de Nova Iorque, fazendo uso de um dispositivo aparentemente muito simples mas com evidente complexidade conceptual: um flash estroboscópico que varre o espaço das salas e ilumina com a regularidade de um metrónomo as diversas peças. É particularmente intensa a relação que estabelece quer com a exposição “Lições da Escuridão”, quer com o programa desenvolvido no CIAJG, subsumindo de forma sintética e lapidar uma visão da criação artística em que o acontecimento prevalece sobre o documento, a emergência da imagem sobre a fixação da escrita, a concepção da história da arte como teoria das exceções sobre uma teoria de evolução formal ou do estilo, o pulsional sobre o racional, a energia sobre a forma.

Marcações: Cultura

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