Requalificação do Castro de Sabroso, em Briteiros, com parque arquológico

A criação da Fundação Martins Sarmento veio permitir que antigos projectos da Sociedade Martins Sarmento pudessem, finalmente, sair da gaveta. Um desses projectos diz respeito a Briteiros, designadamente à requalificação do Castro de Sabroso no âmbito da criação de um parque arqueológico, como explicou o Presidente da Instituição, Amaro das Neves.

“O coração do que será a actividade no futuro da SMS passa muito por Briteiros, nomeadamente, a requalificação do Castro de Sabroso no âmbito da criação de um parque arqueológico”. E sendo certo que em Portugal só há um parque arqueológico, o do Côa, este de Briteiros será um parque para agregar a Citânia de Briteiros, o Castro de Sabroso, “mais outros Castros que existem na zona, como por exemplo, Santa Iria”.

A juntar a tudo isto, está ainda a ideia da Quinta Proto-Histórica, que é uma espécie de quinta pedagógica, que ficará na Quinta da Ponte, em Briteiros, que é onde está o Museu de Cultura Castreja. Nessa Quinta Proto-Histórica serão cultivados “os mesmos produtos que eram cultivados no tempo em que a Citânia de Briteiros era habitada”, referiu Amaro das Neves.

Marcações: Cultura

Imprimir Email