Deputado Socialista questiona Ministra da Cultura sobre o financiamento do CIAJG

O Deputado Socialista, Luís Soares, questionou ontem a Ministra da Cultura sobre o financiamento do Centro Internacional de Arte José Guimarães, durante o debate sobre o Orçamento de Estado para a Cultura para o ano de 2021. 

Na discussão, o deputado vimaranense defendeu a "continuidade da opção política do financiamento do Centro Internacional de Arte José Guimarães", refere o Luís Soares em nota enviada à redacção. O deputado do PS explicou que “a cultura e a defesa do património é uma das apostas do Concelho de Guimarães e o CIAJG, equipamento construído no âmbito da Capital Europeia da Cultura em 2012, precisa de um financiamento regular do Orçamento do Estado que dê continuidade ao apoio obtido em 2018.”

Por este motivo, Luís Soares questionou Graça Fonseca sobre se a Oficina, estrutura que gere vários equipamentos culturais em Guimarães, incluindo o CIAJG “pode ter expectativa de ver financiado o Centro Internacional de Artes José Guimarães no âmbito do programa de apoio às artes”, programa que será reforçado no âmbito do Orçamento de Estado para 2021.

No debate a  Ministra da Cultura anunciou o reforço do orçamento para apoio às artes, entidades artísticas e artistas, explicando que “será lançado um importante pacote integrado de apoio às artes, com o lançamento dos concursos sustentados”. Já a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, na audição, confirmou ainda que o Ministério da Cultura está a desenvolver o projecto de requalificação da Igreja de Santa Marinha da Costa.

Marcações: Luís Soares, Centro Internacional de Arte José Guimarães

Imprimir Email