Projecto "Processus Sonorus" anima Centro Cultural Vila Flor

O projecto "Processus Sonorus", do músico e escultor sonoro João Ricardo de Barros Oliveira, vai estar, durante duas semanas, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, onde estão duas oficinas, uma para adultos e outra para crianças. João Ricardo de Barros Oliveira, que gosta de se fazer chamar "Dr. Sound", faz do vulgar lixo a matéria-prima para a sua arte, trabalhando a partir de objectos considerados imprestáveis, desperdício, inutilidades, com que constrói esculturas sonoras que usa nas suas actuações em palco.
A primeira oficina musical irá decorrer de segunda até sexta-feira e destina-se ao público sénior (adultos maiores de 60 anos), enquanto a segunda se realiza de 17 a 21 de Dezembro e é dirigida a crianças dos 10 aos 12 anos.
As crianças e os adultos realizarão separadamente duas oficinas musicais que irão culminar na criação de uma orquestra resultante da fusão dos dois grupos, a "Workestrasom".

Os participantes serão envolvidos num discurso sonoro coerente, criando-se diálogos e conversas onde as partes concordam, discordam, argumentam, apoiam, imitam, complementam e mudam de conversa sonora.
Posteriormente, os dois grupos serão progressivamente reunidos de forma que possam desenvolver cumplicidade sonora, até se conseguir uma completa fusão das suas experiências e criações no concerto performativo da "Workestrasom".
O concerto final do projecto, a "Workestrasom", terá lugar no dia 22 de Dezembro, às 16:00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor e a entrada é livre.
Este projecto procura "explorar a dinâmica como objecto principal no som, trabalhando assim variações de velocidade, de intensidade e de timbre, motivando o público para o desenvolvimento da sensibilidade sonora, do sentido crítico, e para a mudança de atitudes e de valores sobre o espaço envolvente".

João Ricardo de Barros Oliveira está radicado em Berlim, desde há quase 20 anos, onde desenvolve a sua actividade.
Da sua obra faz parte integrante a criação de objectos esculturais capazes de produzir sons com identidade própria, instrumentos musicais e objectos sonoros totalmente novos e sua apresentação em concertos, performances e intervenções públicas.

As oficinas do projecto "Processus Sonorus" irão decorrer das 10:00 às 17:30, sendo limitadas a número máximo de 12 crianças e 10 adultos.
As inscrições podem ser efectuadas até à próximo segunda-feira no pessoalmente no Centro Cultural Vila Flor, através do website www.ccvf.pt, por e-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - ou por fax (253424710).
O concerto final do projecto, a "Workestrasom", terá lugar no dia 22 de Dezembro, às 16:00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor e a entrada é livre.

Marcações: Cultura

Imprimir Email