CDU reuniu com a Guimabus para avaliar serviço de transporte público urbano

Inserida na auscultação da realidade do concelho de Guimarães, a CDU reuniu, a seu pedido, com a Administração da Guimabus. A reunião teve como objectivo "perceber como é que a concessionária do transporte público urbano em Guimarães está a responder às necessidades de mobilidade no Concelho".

Em comunicado, a CDU refere ter ficado "bem claro que para que a procura cresça ou para cumprir com metas de descarbonização é essencial um investimento maior por parte do executivo camarário".
Na reunião com Fernando Salgado, administrador e Sérgio Ferreira, director geral da Guimabus, foram abordados alguns problemas na articulação do serviço da Guimabus com a Ave Mobilidade e com o transporte flexível que entrará em vigor em 2024.
"A CDU luta há anos pelo desenvolvimento do transporte público colectivo em Guimarães, pela urgente aplicação de um passe único em todo o Concelho, para que a população possa usufruir do transporte público coletivo sem ficar limitado ao percurso casa-escola ou casa-trabalho, temos lutado por uma intermodalidade eficiente tendo em conta a estação ferroviária e os diversos apeadeiros", lê-se no comunicado.

Para a CDU, apesar da evolução sentida nos últimos dois anos, há ainda muito a fazer, e a municipalização deste serviço deve ser um dos primeiros passos a ser assumido pelo executivo Municipal. Objectivo que, segundo a CDU, "a Câmara não quer assumir, parecendo preferir navegar na confusão ao delegar na Vitrus, empresa municipal, o transporte flexível". Nestes termos, a CDU promete "continuar a lutar" para que o Município de Guimarães assuma um plano de mobilidade eficiente em que todas as premissas estejam interligadas, para que quem vive ou trabalha em Guimarães possa deslocar-se de forma eficiente optando pelo transporte público colectivo. A CDU defendeu ainda "o aumento das linhas, a possibilidade de servir mais freguesias e melhor as vilas é possível, tal como é possível conjugar serviços, cumprindo com a intermodalidade, sem que se dupliquem os serviços em algumas localidades e se deixem outras sem qualquer resposta".

Na reunião, a CDU esteve representada por Torcato Ribeiro e Inês Rodrigues eleitos no Grupo Municipal da CDU da Assembleia Municipal de Guimarães, Mariana Silva dirigente nacional do PEV e Pedro Martins, do Comité Central do PCP.


Marcações: CDU, Guimabus

Imprimir Email