Karting: Luís Alves sobe ao pódio em Braga e está na luta pelo título



Depois de ter conquistado as suas primeiras vitórias na categoria X30 Super Shifter, onde se estreia esta época, Luís Alves voltou aos pódios na penúltima jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, este fim-de-semana, no Kartódromo Internacional de Braga. O jovem piloto vimaranense foi 2.º classificado na prova de sábado e está em posição de lutar pelo título de campeão na derradeira jornada da competição.

Campeão nacional de Karting por quatro vezes, em diferentes categorias, Luís Alves optou este ano por ascender à categoria de topo da modalidade, a X30 Super Shifter, onde alinham as potentes máquinas de 175cc e caixa de velocidades. O jovem piloto, de apenas 17 anos, chegou a Braga motivado pelas vitórias na jornada anterior, em Portimão, onde ganhou três das quatro corridas do fim-de-semana algarvio (entre mangas de qualificação e Finais).

Em Braga, um toque na manga de qualificação de sábado obrigou-o a largar para a Final do penúltimo lugar da grelha, mas Luís Alves fez uma recuperação sensacional, executando nada menos de 16 ultrapassagens (!) até ao 2.º lugar da corrida decisiva. No domingo, durante a manga de qualificação, Luís Alves estava a tentar uma ultrapassagem quando foi apertado pelo seu adversário direto, vindo a sofrer uma penalização que o levou a partir do 9.º lugar para a Final. Novamente sem baixar os braços, recuperou cinco lugares e terminou a Final de domingo na 4.ª posição, que equivale ao 3.º lugar entre os pilotos que pontuam para o campeonato.

“Foi uma prova dura, onde tivemos sempre de recuperar várias posições”, afirmou Luís Alves. “No sábado, as várias ultrapassagens que fizemos na primeira metade da corrida acabaram por desgastar demasiado os pneus para ainda atacarmos a vitória, mas ganhámos pontos importantes no campeonato. Vamos para Leiria em posição de ainda podermos ser campeões, algo que dificilmente imaginávamos no início da época, onde tivemos de descobrir tudo quer ao nível da pilotagem do Shifter, quer ao nível das afinações. O Lucas Araújo tem sido muito importante nesta minha evolução, por isso o meu obrigado para ele. Vamos dar tudo em Leiria”, prometeu o jovem piloto do Vitória Sport Clube, que tem a quinta e decisiva jornada dupla do CPK em Leiria, no fim de semana de 16 e 17 de Setembro.


Marcações: Luís Alves, karting

Imprimir Email