Centenário da morte de Alberto Sampaio evocado em Guimarães e Famalicão

Os municípios de Guimarães e Famalicão estão unidos na comemoração do centenário da morte da Alberto Sampaio. O programa oficial começa no próximo sábado, com uma sessão solene e a inauguração de uma exposição no Museu de Alberto Sampaio. Na apresentação das comemorações, a Directora do Museu, Isabel Fernandes, realçou aspectos da vida e obra daquele vulto da cultura nacional. Alberto Sampaio morreu em Famalicão, mas nasceu em Guimarães.
Em nome dos dois municípios, o Presidente da Câmara de Guimarães realçou a importância das comemorações, unindo as duas autarquias. António Magalhães assinalou o investimento cultural que Guimarães e Famalicão têm feito na promoção dos valores locais.
Presente na cerimónia, Emília Nóvoa, descendente de Alberto Sampaio, destacou o simbolismo destas comemorações, o resultado de uma parceria entre diferentes instituições.
As comemorações do centenário da morte de Alberto Sampaio começam, no próximo sábado, em Guimarães. Terminam a 1 de Dezembro de 2008, em Famalicão.
O programa evocativo vai decorrer ao longo do ano, estando previstas iniciativas a realizar nos concelhos de Guimarães e Famalicão. Toda a programação poderá ser conferida no blog: albertosampaio.blogspot.com

Marcações: Cultura

Imprimir Email