Comemorações dos 900 anos de D. Afonso Henriques

Três centenas de crianças vão incorporar o cortejo evocativo dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques. Esta tarde, os pequenos alunos de diferentes escolas do Concelho vão representar nove episódios da vida do Rei Conquistador. A iniciativa há muito que está a ser preparada sob a Coordenação do Museu de Alberto Sampaio, contando com a colaboração de muitas instituições e particulares. A Câmara Municipal de Guimarães inicia amanhã as comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques com a organização de diversas iniciativas de índole cultural. Ao longo de 900 horas, o programa pretende envolver a população, constituindo já uma acção preparatória do projecto Capital Europeia da Cultura em 2012.
Na abertura dos festejos, 300 alunos de diferentes escolas do Concelho vão integrar o cortejo comemorativo da passagem de nove séculos de D. Afonso Henriques. A iniciativa está a ser coordenada pelo Museu de Alberto Sampaio, em resultado da parceria estabelecida pela Câmara de Guimarães. Após o repto lançado a várias escolas EB 1 do Concelho,
Rosa Maria Saavedra, responsável pelos serviços educativos do Museu de Alberto Sampaio, tem acompanhado todos os preparativos para a realização do cortejo que vai percorrer as ruas da Cidade de Guimarães. Inicialmente, foi lançado um repto a várias escolas EB 1 do Concelho para se envolverem no projecto. O resultado desse desafio poderá ser constatado no cortejo. A iniciativa contou com muitos apoios, nomeadamente de empresas, instituições e entidades particulares que cederam os materiais necessários para confecção dos diferentes adereços.
O percurso terá início no Largo da Mumadona, seguindo pela Avenida Alberto Sampaio, Alameda de S. Dâmaso, Muralha «Aqui Nasceu Portugal», Toural de Cima, Entrada pela Porta da Vila, Rua da Rainha D. Maria II e Museu de Alberto Sampaio.
Também esta quinta-feira, no âmbito das comemorações, será inaugurada uma exposição que ficará patente na muralha, com imagens nascidas da imaginação de 900 crianças vimaranenses que participaram numa actividade de expressão plástica.


Marcações: Cultura

Imprimir Email